"I've often wondered why I started this thing. I guess it was for the same reason Man invented God... We're always looking for an answer to what we don't understand."



Ciúme


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...





"Se analisarmos mais detalhadamente o ciúme, podemos perceber logo de início que não se trata de um sentimento voltado para o outro, mas sim voltado para si mesmo, pois é o medo que alguém sente de perder o outro ou a sua exclusividade sobre ele. É um sentimento egocentrado, que pode muito bem ser associado à terrível sensação de ser excluído de uma relação.
(...)
Paralelamente a este sentir ciúme, podemos avaliar a forma de reagir perante este sentimento. Para a pessoa supostamente saudável, o sentir-se enciumado leva-a a questionar-se sobre este sentimento. Chega a partilhar com o outro esta forma de sentir e pode tirar daí conclusões importantes sobre a sua forma de ser.
(...)
O ciúme é, em última análise, um sinal de alerta, indicando que algo está a falhar. Ignorá-lo apenas traz conclusões trágicas."

Texto retirado de www.ferreira-santos.med.pt/ciume.htm

Se o texto deste senhor estiver correcto, então penso considerar-me um ciumento saudável. Para mim, a forma de o atenuar é ser directo, mesmo que em diferido da situação, com a pessoa.

Estou a aprender a não reagir aos meus ciúmes, porque "só tem ciúmes quem gosta", não pode é ser mal-interpretado, desde que não saia dos parâmetros do saudável.

:)




3 Responses to “Ciúme”

  1. Blogger Dany 

    amigo, eu compreendo-te. Sê sicero para contigo mesmo. Sê feliz. Sê razoavel. Sê meu amigo.

  2. Blogger La fille 

    Ser crescido é actuar no sentido de sentir aquela ponta de ciúme, aceitá-la, mas não a alimentar, deixá-la fugir.

    Sei que posso contar ctg para teres e deixares teres ciúmes de mim. (na amizade é mais fácil deixar o ciúme fugir...)

  3. Blogger Zeca 

    Hmmm...ciumes é uma coisa natural :).e concordo perfeitamente com o teu post :)...senti-lo não é mau, até é bom sinal, actuar segundo ele é k é pior :S...mas tu n és assim, e agora com um piercing, kem vai ter ciumes sou eu :P lol

    hugs

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


About me

  • I'm Rick
  • From Palermo, Italy
  • "Agora sei que nada é fixo: há sempre um por fazer. Há sempre outro a partir depois de cada chegar. Agora sei que para saber é preciso rasgar as mãos... e procurar."
  • My profile

Previous posts

Archives

Links


ATOM 0.3